DSCN9960.jpg

MANUELA
BARROSO

 
sem peitinho_edited.jpg

Saí cedo de casa em busca de outros espelhos que mostrassem o profundo da minha alma. Mergulhei entre vivências, pesquisas, retiros, imersões e viagens à diversos territórios e comunidades originárias e espirituais a fim de encontrar a linguagem da minha alma. Comigo, a coragem e a audácia de Ártemis e a profundidade interior de Perséfone. Comigo, o apoio e o olhar carinhoso de pajés e xamãs. Comigo, o acolhimento da flora e da fauna das montanhas, florestas e do mar profundo. Comigo, profundas jornadas de mortes e renascimentos. Hoje me encontro em um feminino em devir, crescente, em evolução, como águas de rios que se juntam e se fortalecem em direção à mim mesma, ao meu oceano profundo.  
 

 
 

Como Oceanóloga e Msc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente (meu lado Ártemis) desenvolvi pesquisas e trabalhos sobre a inseparabilidade ser humano - natureza, em uma profunda visão de uma totalidade indissociável que tem em comunidades tradicionais sua vivência.

Em 2010, em Piracanga (local em que vivi por 7 anos), me formei como Leitora da Aura, vivenciando intensamente essa técnica, que foi, junto com o estudo dos sonhos, um profundo encontro com a linguagem da minha alma (meu lado Perséfone). No ano seguinte já comecei a dar os cursos de Leitura da Aura, tendo oferecido dezenas de cursos para centenas de pessoas em toda América Latina. Fui co-criadora e embaixadora da Escola por 10 anos e hoje, junto com outras professoras experientes, sigo sigo em um novo movimento, que ainda está em construção.

Nos diversos territórios originários e espirituais que vivenciei, pesquisei sobre danças rituais, feminino, contos e histórias, que hoje são saberes intrínsecos de mim mesma, alicerces para os meus ensinamentos.

Há 20 anos também sou formada em Danças Circulares Sagradas e dos Povos e criadora de Danças Rituais. Visionei e criei os Festivais de Danças Circulares de Piracanga, e ofereci diversas vivências em diferentes locais e festivais da América Latina.

Em 2018 iniciei minha formação em Psicanálise Pós-Junguiana pelo Instituto AELLA, em um intenso e profundo estudo da psique humana, e dos símbolos e arquétipos da humanidade, em um estudo primoroso dos sonhos e da dialética. Me formando com a monografia intitulada: Um Feminino em Devir: Instinto, Intuição e Psicanálise.

10072019-DSC_9476_edited_edited.jpg

IMAGENS DESSA TRAJETÓRIA