
Retiro de Danças Circulares, Rituais e Sonhos
:: Corpos Rituais em Saudação à Vida ::
Com Manuela Barroso e Márcia Pequena Raposa - 21 a 24 de abril na Serra de Pacoti/CE
“Dançar apazigua o ego e libera-nos o caminho
em direção ao Ser integral e cósmico”
Bernhard Wosien
As Danças Circulares são imagens de meditação e cura, que nos levam à uma sabedoria primordial em que nossos corpos se reconhecem como como parte de uma totalidade maior, entre nossa natureza instintiva, intuitiva e cósmica.
Nesse retiro adentraremos um dia em cada um dos elementos - terra, água, fogo e ar - e coração - como faziam nossos/as ancestrais, que ainda vivem em nossa psique e em nossa sabedoria inata.
Adentraremos no campo ritualístico, simbólico e arquetípico, onde nos reconheceremos para além da razão, em uma ampla pulsão para o mundo interno que conversa conosco através da linguagem antiga. Vivenciaremos a potência das danças circulares, danças rituais e de jornadas xamânicas, conduzidas por Manuela Barroso e Márcia Abreu (Pequena Raposa).
Para acompanhar e trazer o sentido inato de cada pessoa, sua subjetividade, mergulharemos nesse profundo campo do saber sobre as nossas experiências que são os nossos sonhos.
Estamos preparando um retiro muito especial para esse momento em que estamos retomando nosso lugar no mundo, com um novo coração e um novo olhar sobre si. Nosso convite é para o reconhecimento do seu local nessa jornada interna e perante sua natureza antiga, sua presença cósmica e seu próprio coração manifesto.
Nossos Corpos são Rituais em Saudação à Vida
RITMO
21/04 - QUINTA - TERRA
Ao resgate de si: ao encontro do seu pertencimento
10h00 - Check-In
12h00 - Almoço
14h00 - Abertura do Retiro - Acolhimento, Integração, Dança e Contemplação
15h30 - Rezo do Tabaco com nossas Intenções e Oferenda às 4 Direções
17h00 - Intervalo
17h30 - Danças à Terra - Sementes da Ancestralidade
19h00 - Jantar
20h00 - Roda da Medicina

22/04 - SEXTA - ÁGUA
Do útero da mãe ao útero da terra
07h00 - Breve desjejum
07h30 - Temaskal
10h00 - Lanche
11h00 - Dança dos Sonhos e Interpretação de Sonhos
13h00 - Almoço
15h00 - Dançar às Águas - Saudar a Vida
19h00 - Jantar
20h00 - Dança Ritual
23/04 - SÁBADO - FOGO
Do grande sol dourado manifesto o meu dom
08h00 - Desjejum
09h00 - Vivência das 4 direções
11h00 - Lanche
11h30 - Dança dos Sonhos e Interpretação de Sonhos
13h00 - Almoço
15h00 - Dançar ao Fogo - Manifestação do Dom
19h00 - Jantar
20h00 - Baile de Danças Circulares - Jornada das Danças pelos 4 Elementos.
24/04 - DOMINGO - AR
Levantando em união o altar dos sonhos.
08h00 - Desjejum
09h00 - Danças ao Ar: A Dança como oração e altar
10h00 - Partilha
11h30 - Vivência da Árvore
13h00 - Almoço
14h00 - Check-Out

Danças Circulares Sagradas e dos Povos
Todos os povos do mundo dançavam em círculo, ritualizando os ciclos da vida, reconhecendo-se nesse eterno devir entre natureza e cosmos. As danças não eram apenas celebrações, mas também altares para se levantarem os rezos de um indivíduo junto ao seu povo. Nesse retiro dançaremos danças dos povos e novas danças contemporâneas, em rezos aos 5 elementos que nos regem: terra, água, fogo, ar e amor, para reconhecermos nossos sonhos diante da grandiosidade e totalidade da existência. Um convite a entrar na roda buscando encontrar seu próprio caminho.

Vivências Xamânicas e Interpretação de Sonhos
Um encontro com as direções sagradas e seus aliados. Com som do tambor ajudando a entrar no mundo interior, das percepções e dos ritmos do seu corpo, harmonizando o ser com os ritmos planetários e cósmicos.
As jornadas xamânicas são um convite a ouvir o o sopro da sua alma que chega através de seus aliado.
A Palavra oráculo significa “falar”, "Comunicação Divina".
Entraremos em contato com esse oráculo interno que se manifesta através de sonhos, intuições e sensações, aprendendo a ouvir e seguir o seu mestre interior e saber qual é a melhor maneira de comunicação.
"Pergunte-me e eu te respondo..."

Corpos Rituais
Diante da imensidão cósmica, povos antigos falam que somos poeiras estelares. Diante da imensidão na natureza, povos antigos falam que somos instinto de vida e viemos para viver a plenitude. Nosso corpo é território desse encontro entre a Mãe Terra e Pai Cosmos, com um dom único e um propósito divino nessa existência: ser quem verdadeiramente somos. Os rituais são portais onde nossos corpos assim nos reconhecem como filhos de uma grandiosa obra prima.
Condutoras

Manuela Barroso
Focalizadora de Danças Circulares há 20 anos, idealizadora das DC em Piracanga, criadora dos Festivais de Danças Circulares de Piracanga e do Festival Bela Vida, além de visionária de Danças Rituais. Levei as Danças Circulares e Danças Rituais à diversos festivais no Brasil e no mundo, como: Encontro das 13 Avós Nativas (Brasília), Festival Ilumina (Alto Paraíso), Warmi Tinkuy (Peru), Festival de Verano (Argentina), entre outros. Terapeuta, Professora e Mentora de Leitura da Aura. Psicanalista Pós Junguiana com aprofundamento em arquétipos do feminino.
Saí cedo de casa em busca de outros espelhos que mostrassem o profundo da minha alma. Mergulhei entre vivências, pesquisas, retiros, imersões e viagens à diversos territórios e comunidades originárias e espirituais a fim de encontrar a linguagem da minha alma. Comigo, a coragem e a audácia de Ártemis e a profundidade interior de Perséfone. Comigo, o apoio e o olhar carinhoso de pajés e xamãs. Comigo, o acolhimento da flora e da fauna das montanhas, florestas e do mar profundo. Comigo, profundas jornadas de mortes e renascimentos. Hoje me encontro em um feminino em devir, crescente, em evolução, como águas de rios que se juntam e se fortalecem em direção à mim mesma, ao meu oceano profundo.
No meio dessa trajetória vivenciei danças de diversos povos do mundo, da nossa cultura ancestral e popular, além de ter como mestres das danças circulares: Pablo Scornik, Sergio Malqui, Frida Zalkman, Lucia Cordeiro, Renata Ramos, Gwyn Peterdi, Bruno Perel, Fleur Barragan, Claudio Delfini, Debora Dubner, Sandra Cabral, Friedel Kloke, Maria Gabriele Wosien, entre outros.

Marcia Abreu
Pequena Raposa
Clã das Tartarugas/CE
Artesã e guardiã de Tambor Xamânico e focalizadora de Danças Sagradas, Condutora de Sauna Sagrada, Roda de Cura Sagrada, Guardião do Círculo Feminino da Casa da Lua.
Entrei no universo xamânico há mais de 10 anos, na busca de um caminho que me levasse a uma consciência maior de integração de quem Eu Sou e uma comunicação mais próxima do que vou chamar do Grande Espírito ou Gaya.
Fui em busca de conhecimento e de encontro ao sagrado feminino em mim e essa busca me levou a percorrer o Brasil em encontros xamânicos, feminino e de dança circular.
Aprendi a seguir o chamado de alma quando viajei a Curitiba para a formação de danças circulares, onde por dias estive onde verdadeiramente deveria estar. E assim, ouvindo os chamados da minha alma, segui em vários encontros que além do aprendizado me deram sabedoria.
Os caminhos:
As 13 Avós Nativas (DF), Despertar da Consciência (Clã das Tartarugas), Guardiões dos Círculos Sagrados (SP), II Encontro internacional de Xamanismo (SP), Saberes Feminino (PR), Iniciação ao Salmadoro (CE), Guardião das Águas e das Flores (CE), Iniciação a Moon Mother. e Iniciação em Leitura da Aura.
Inscrições
Valor: R$ 1.200,00
10% de desconto até dia 30/03!
O Valor inclui: Retiro Completo + Material de Danças Circulares contendo músicas e vídeos + 3 diárias completas no Sítio Ingá (hospedagem em quarto triplo + 3 refeições diárias + coffebreack)
Check-In: almoço do dia 21 | Check-out: após almoço do dia 24
Protocolo COVID: é necessário comprovante de vacinação completa e/ou teste PCR negativado para Covid19.
“A dança de roda em círculo doa-nos a onipresença que nela habita,
de maneira que, na atuação conjunta de ritmo, melodia e compasso,
as camadas mais antigas do fundo do poço da alma possam ganhar nova vida,
e como, por um toque de mitos de outrora,
fecundam criativamente o momento.
Assim nós dançamos na meditação da dança,
os sonhos que nos reencontram,
como nossas saudades do além.
Dançando participamos de sua transformação,
mudando a nós mesmos” (B. Wosien).
